O Vale das Furnas localiza-se no Concelho da Povoação, Ilha de São Miguel, Arquipélago dos Açores, a localidade Furnas têm uma área total de 70,20 km², em 2011 a sua população era de 1439 habitantes.
As principais atividades económicas da freguesia são a agricultura lavoura e o turismo, hotelaria restauração é uma das principais contribuições para o equilíbrio económico da freguesia.
Os pontos mais atrativos das Furnas são: A Lagoa das Furnas, a Poça da Dona Beija, as Caldeiras, o Parque Terra Nostra, o Miradouro do Pico do Ferro, o Campo de Golfe das Furnas,jardim do José do Canto parque dos serviços florestais, entre outros.
O clima das Furnas é quente e húmido, com frequente nebulosidade e pequena amplitude térmica anual.
As Furnas contêm 22 qualidades de águas mineromedicinais já classificadas, o que constitui a maior hidrópole do mundo.
A gastronomia das Furnas é conhecida por todo o país. Desde o seu Cozido nas Caldeiras, ao arroz doce na Caldeira, ao inhame, aos bolos lêvedos. Podem-se cozinhar variados alimentos nas Caldeiras das Furnas. O povo furnense tem por costume cozer nas caldeiras bacalhau, feijoada, arroz doce e o tradicional cozido.
O inhame é um tubérculo muito utilizado nas Furnas, tanto no cozido confecionado nas caldeiras, como acompanhamento em outros pratos como por exemplo, torresmos mohle de figado.
Os bolos lêvedos são pão adocicado tradicional das Furnas, dita a história que estes eram a base da alimentação dos primeiros habitantes da ilha. Os bolos lêvedos são feitos em base de farinha de trigo, açúcar, manteiga, fermento e leite. Atualmente existem várias formas de comer um bolo lêvedo. Misto, com doce, ou mesmo só com manteiga, e claro, há quem os coma ao natural.