O Vale das Furnas

O Vale das Furnas localiza-se no Concelho da Povoação, Ilha de São Miguel, Arquipélago dos Açores, a localidade Furnas têm uma área total de 70,20 km², em 2011 a sua população era de 1439 habitantes.

As principais atividades económicas da freguesia são a agricultura lavoura e o turismo, hotelaria  restauração é uma das principais contribuições para o equilíbrio económico da freguesia.

Os pontos mais atrativos das Furnas são: A Lagoa das Furnas, a Poça da Dona Beija, as Caldeiras, o Parque Terra Nostra, o Miradouro do Pico do Ferro, o Campo de Golfe das Furnas,jardim do José do Canto parque dos serviços florestais,  entre outros.

O clima das Furnas é quente e húmido, com frequente nebulosidade e pequena amplitude térmica anual.

As Furnas contêm 22 qualidades de águas mineromedicinais já classificadas, o que constitui a maior hidrópole do mundo. 

A gastronomia das Furnas é conhecida por todo o país. Desde o seu Cozido nas Caldeiras, ao arroz doce na Caldeira, ao inhame, aos bolos lêvedos. Podem-se cozinhar variados alimentos nas Caldeiras das Furnas. O povo furnense tem por costume cozer nas caldeiras bacalhau, feijoada, arroz doce e o tradicional cozido.

O inhame é um tubérculo muito utilizado nas Furnas, tanto no cozido confecionado nas caldeiras, como acompanhamento em outros pratos como por exemplo, torresmos mohle de figado.

Os bolos lêvedos são pão adocicado tradicional das Furnas, dita a história que estes eram a base da alimentação dos primeiros habitantes da ilha. Os bolos lêvedos são feitos em base de farinha de trigo, açúcar, manteiga, fermento e leite. Atualmente existem várias formas de comer um bolo lêvedo. Misto, com doce, ou mesmo só com manteiga, e claro, há quem os coma ao natural.

 

 

História do Restaurante Tony's

António José Arruda, proprietário do Restaurante Tony´s  adquerido em 1984  com um amigo de longa data, António Morgado (daí o restaurante chamar-se Tony's, por serem dois Antónios) No início funcionou apenas o bar e restaurante na sala do rés do chão.

Em 1992, António José adquiriu a parte do seu sócio, pois este vivia nos Estados Unidos, o que impossibilitava a gestão a dois do restaurante por parte deste.

Em 2009, Já com o Tony´s digo  Restaurante Tony’s Sociedade Unipessoal Ldª  celebrou 25 anos de existência, reunindo numa grande festa de aniversário,unindo  todas as pessoas que fizeram parte da sua criação e que participarem no seu desenvolvimento ao longo dos anos, tambem convidados.

Em 2010, António Arruda inaugurou o Snack-bar Tony’s, ficando este apenas a pouco mais de cinquenta metros do Restaurante Tony’s, mas apenas servindo refeições ligeiras. 

Em 2018 Adquirio o Espaço Tony´s  este espaço tem capacidade para 85 pessoas destinace para grupos e festas particulares 

 

O Restaurante Tony’s situa-se no centro da Freguesia das Furnas, ao lado da Igreja de Nossa Senhora da Alegria.

Tem como morada o Largo do Teatro, porta número cinco e tem a classificação de terceira categoria (três estrelas).

O restaurante conta com duas salas de refeições, Rés do chão e primeiro andar tem capacidade de 220 pessoas. 

 

O Tony´s tambem afirmou-se no mercado de turismo  em outras areas

CAE 93293-R3  / CAE 79120-R3 /  CAE 49320-R3  / CAE 56301-R3

Organização de actividades e animação turisticas 

Transporte de em taxis 

Viagens e escurções 

Operação de viagens excurções programas e roteiros 

Agencia de viagens transferes 

O Cozido na Caldeira

O famoso Cozido das Furnas, preparado em caldeiras vulcânicas, tem um sabor único e inesquecível. É lentamente cozinhado em panelas enterradas no solo aproveitando o calor proveniente da atividade vulcânica.

Este Cozido de carnes é servido com repolho branco, batata branca, batata-doce, inhame, cenoura, couve verde, carnes de vaca e de porco, orelhas, chispe, entremeada, carne de frango, enchidos de morcela preta regional e chouriço típico picante.

As carnes são deixadas em tempero de um dia para o outro para “tomarem o gosto”, antes de serem colocadas na panela para irem para a Caldeira.

Cortam-se todas as carnes (porco, vaca e galinha) e os enchidos em bocados. Descascam-se as batatas, as cenouras e cortam-se os repolhos e as couves. Introduzem-se todos os ingredientes em camadas alternadas numa panela de alumínio, sendo a ultima camada temperada com sal grosso. De seguida basta deixar o Cozido na Caldeira, por mais ou menos seis horas. 

Os enchidos devem ir embrulhados em papel de alumínio dentro da panela, para que deste modo não se desfaçam e não se misturem com as restantes carnes do cozido.

Reserve o seu Cozido na Caldeira!

Se vai viajar para os Açores  não se esqueça de reservar a sua mesa e assistir à tiragem do Cozido das Caldeiras na Lagoa das Furnas antes de se dirigir ao nosso restaurante para disfrutar desta deliciosa refeição feita de forma única nas nossas caldeiras!

Temos Cozido feito nas Caldeiras das Furnas todos os dias da semana!

Reservar o cozido e a sua mesa, as doses são limitadas mediante as reservas se preferir no dia anterior. 

 

Mail: tonys@sapo.pt

Mail : restaurantetonys@gmail.com

Tel: 296 584 290/ 296 584 632 

Telemovel 962487893 / 5

Facebook: http://facebook.com/restaurantetonys


 

 

 

PME LÍDER

PME 2020PME 2020 [93 Kb]